Orientações
Hormonios tireoidianos são transportados no sangue ligado a várias proteínas de ligação. Estas incluem a TBG, globulina, pre-albumina e albumina. Somente 0,03% da tiroxina encontra-se não ligada as proteínas. Hipertireoidismo e hipotireodismo resultam de concentrações anormais de T4 livre. Encontra-se aumentado no hipertireoidismo e na Sindrome de Resistência ao Hormônio Tireoidiano. Sua concentração encontra-se diminuída no hipotireoidismo. Os resultados podem estar inadequados na presença de autoanticorpos anti-tiroxina, fator reumatoide ou tratamento com heparina. Pode estar aumentado na hipertiroxinemia disalbuminemica familiar. Discrepâncias nos níveis de T4 entre os diversos métodos são observadas e são ainda mais acentuadas na presença de alterações extremas das proteínas de ligação, doenças não tireoidianos, anticonvulsivantes e algumas outras drogas.
Observações
TEMPO DE JEJUM: Jejum não obrigatório
QUESTIONÁRIO: Informar medicamentos em uso ou usados recentemente, inclusive formulas para emagrecer (Triostat, Thevier). Se mulher, informar se esta gravida ou se usa anticoncepcional.
INSTRUÇÕES: Sugere-se (não é obrigatório) que a amostra seja colhida antes da administração da próxima dose de medicamentos a base de Levotiroxina (Euthirox, Puran T-4, Synthroid, Tethroid, etc) ou Conforme orientação médica.